A  Fiocruz lançou o 1º Prêmio Jovem Pesquisador da Rede de Bancos de Leite Humano, que vai premiar estudantes universitários e graduados com até 10 anos de formação que fazem do leite humano e da amamentação seus objetos de pesquisa. As inscrições podem ser feitas até 31 de janeiro pelo site da Fundação.


A iniciativa vai contemplar trabalhos em três linhas de investigação: Processamento, controle de qualidade e utilização do leite humano; Assistência em amamentação; Comunicação e informação. Os primeiros classificados em cada temática serão premiados com intercâmbio técnico, com duração de sete dias, em um dos centros de referência em banco de leite humano da América Latina.



Os ganhadores também receberão passagens e hospedagem para participar do 6º Congresso da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano e do 2º Congresso Ibero-americano de Bancos de Leite Humano, que serão realizados de 24 a 27 de junho em Brasília.

Assessorias de Comunicação da UFMG e da Fiocruz

Para realizar o parto normal, as unidades de saúde da rede pública precisam ter ambiente, espaço físico e equipamentos adequados e profissionais de saúde qualificados. Um exemplo de local que reúne tudo isso são os dois centros de Parto Normal do Hospital Sofia Feldman da cidade de Belo Horizonte, que desde 2011 atende mulheres grávidas na capital mineira. Os dois Centros já realizaram cerca de 2100 partos normais desde que foram inaugurados. Os Centros de Parto contam com equipes de médicos, enfermeiras obstetras e técnicos de enfermagem.


Para a gestante ser atendida em um dos Centros de Parto, é preciso apresentar laudo médico atestando que a mulher pode ter o bebê de parto normal. Os Centros de Parto são reconhecidos pelo Ministério da Saúde e preenchem todos os requisitos necessários para o funcionamento. O médico do Centro de Parto do hospital Sofia Feldman, Edson Borges, explica os benefícios do parto normal para a gestante e também para o bebê. "A mãe tem uma recuperação mais rápida, tem um risco menor de infecção e sem contar os benefícios tardios como dor crônica, e outras complicações, lesões de bexiga, de ter transfusão sanguínea. E o bebê que passa pelo trabalho de parto também tem o risco menor de complicações respiratórias, principalmente quando é um trabalho de parto espontâneo. O corpo da mulher foi preparado para ter o bebê pela via normal".


A autônoma, Daiane Santiago de Sousa, por exemplo, teve seu primeiro filho há dois meses e escolheu ter o parto normal. Daiane conta que gostou muito do atendimento prestado pelos profissionais de saúde do centro de parto. "Desde o início eu sempre quis ter parto natural. Achei excelente. Foi natural, a recuperação foi super tranquila, foi rápida. Eu fiz o pré-natal lá na casa de parto normal, fui super bem atendida e a partir do momento que eu me internei, eu tive toda a assistência. Eu fui para sala de pré-parto, as meninas iam lá, verificava minha pressão, olhava se estava tudo certinho. Não tenho nada que reclamar não".

O parto normal reduz os riscos desnecessários para saúde tanto da mãe quanto do bebê. É o que explica o ministro da Saúde, Arthur Chioro. "O parto normal é parto não cirúrgico, é o parto que a mulher desenvolve o trabalho de parto, ela entra num trabalho fisiológico, que dá mais proteção, que diminui as internações durante longo período nas UTI's por prematuridade desses bebês. Porque isso é decisivo para diminuir a mortalidade infantil, para diminuir a prematuridade, mas acima de tudo, dar o direito às mulheres e aos seus bebês de terem um nascimento com dignidade".

Em janeiro deste ano, o Ministério da Saúde e a ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, estabeleceram novas regras para aumentar o número de parto normal no país e consequentemente reduzir o número de cesarianas desnecessárias na saúde suplementar.

Fonte: Agência Saúde / Karina Chagas

 

Conhecer melhor o mercado profissional de atuação abre mais possibilidades para o farmacêutico orientar a carreira. Pensando nisso, o Sinfarmig está participando da divulgação do Anuário Mercado Farmacêutico 360º, produzido pelo ICTQ.

 

A publicação está disponível para todos os profissionais gratuitamente. Como o Instituto está localizado em São Paulo, os interessados em adquirir o Anuário deverão pagar uma taxa de R$ 10 referente à postagem para receber a publicação via correio.

 

Outras informações no telefone: 0800 602 6660. Saiba mais em:  http://ictq.com.br/portal/anuario-2015#ixzz3PZJv2az1

 

O Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de  Minas Gerais – SINFARMIG está iniciando a Campanha Salarial de 2015 para profissionais que laboram em farmácias, drogarias e distribuidoras e cuja data-base é março. Este ano, a campanha tem novidades: todos os farmacêuticos poderão enviar sugestões de reivindicações para o  e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e também pelo Facebook (Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais).
 

As sugestões devem ter caráter de reivindicações coletivas, que se encaixam no âmbito da Convenção Coletiva de Trabalho e poderão ser enviadas até o dia 12/02/15. Na primeira semana de janeiro, o Sindicato dará início às assembléias para montagem da pauta de reivindicações. Fique de olho nas datas e participe da assembléia na sua região.
 


Em breve divulgaremos os locais e horários das assembléias.

Mais Artigos...