Evento permitiu troca de experiências entre advogados e dirigentes das entidades sindicais

 

 

 

 

Foi realizado nesta quarta-feira (15/4), em São Paulo, o Encontro Jurídico da CNTU que reuniu dirigentes e advogados de federações e sindicatos filiados para discutir questões e providências legais que dizem respeito às instituições e suas categorias. A diretora do Sinfarmig e da Fenafar, Júnia Lelis, integra o Departamento de Formação Sindical da CNTU e esteve presente no Encontro.

 

“Com esse debate, a CNTU cumpre o importante papel de assessorar os sindicatos da sua base”, afirmou José Carrijo Brom, coordenador do Departamento de Formação Sindical da entidade, que propôs o evento. O assessor jurídico da confederação, Jonas da Costa Matos, destacou a qualidade do intercâmbio de ideias e informações. “O nível foi muito elevado, foi uma aula de Direito. Acho que este deve ser o primeiro de muitos", comemorou.

 

 

Da esq. para direita, a diretora do Sinfarmig, Simone Santos, o assessor jurídico do Sindicato, Luciano Marques e a diretora da Fenafar e do Sinfarmig, Júnia Lelis

 

A continuidade da troca de experiências nesse setor, que é essencial para as entidades, foi consenso entre os participantes e deve ser constituído um fórum permanente, a ser coordenado pela advogada da CNTU, Silvia Machado Martins. "A iniciativa trará certamente o  fortalecimento coletivo e agregará conhecimento a todas as assessoria para que aprimorem o trabalho em prol dos profissionais", previu.

 

Trabalho
Na avaliação do presidente da CNTU, Murilo Celso de Campos Pinheiro, o encontro jurídico soma-se ao trabalho da entidade que vem se desenvolvendo “de forma muito positiva, na questão técnica e política”. Para ele, o sucesso alcançado pela CNTU até agora deve-se ao empenho que precisa ser mantido. “Temos que continuar a luta pensando principalmente em um Brasil melhor”, afirmou.

 

Fonte: Comunicação CNTU e Sinfarmig

A Anvisa determinou a suspensão da fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso do produto Altolim 100 AL-50 Desinfetante à Base de Iodo – Pós Dip,  fabricado pela empresa Altolim Indústria Comércio de Produtos de Limpeza Ltda. O saneante não possui registro, notificação ou cadastro na Anvisa.

 

A empresa promoverá o recolhimento do estoque do produto existente no mercado.

 

A Agência também determinou a suspensão da fabricação, distribuição, comercialização e uso de todos os produtos fabricados pela Indústria e Comércio de Inseticida Tiro e Queda Ltda.  A empresa, que não tem Autorização de Funcionamento na Agência, comercializava os  saneantes  Tiro e Queda Raticida, Tiro e Queda Baraticida e Tiro e Queda Formicida sem registro, notificação ou cadastro.



A medidas estão nas Resoluções nº 1149  e  nº 1152, publicadas nesta quinta-feira (16/4)

no Diário Oficial da União (DOU).



Fonte: Imprensa Anvisa

A Anvisa suspendeu a distribuição, comercialização e uso dos lotes de todos os produtos fabricados pela empresa Triasil Indústria Química e Farmacêutica Ltda.

 

Inspeção detectou irregularidades na verificação de Boas Práticas de Fabricação. A empresa fabrica produtos de higiene, cosméticos e perfume.

 

A medida está na Resolução nº 1151, publicada nesta quinta-feira (16/4) no Diário Oficial da União (DOU).

 

Fonte: Imprensa Anvisa

Em café da manhã organizado pela Fenafar, ontem, 15/04, tcom a presença de mais 23 deputados, foi relançada a Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica.
 

 

O café foi uma iniciativa da Fenafar, da deputada Alice Portugal, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica e do Conselho Federal de Farmácia. Alice Portugal destacou as vitórias já alcançadas pelo grupo como a aprovação da Lei Federal nº 13.021 que elevou a farmácia brasileira em estabelecimento de saúde. “Esta lei está em vigor e a prioridade da nossa Frente é fazer cumprir a lei, ou seja, a farmácia deixar de ser um simples comércio para ser a garantidora do uso racional de medicamento, da diminuição da automedicação, da garantia da orientação ao paciente de como deva utilizar o medicamento prescrito. Além disso, teremos grandes inserções no debate sobre a saúde pública brasileira, o seu subfinanciamento e a necessidade do farmacêutico estar na equipe multidisciplinar de saúde, como o Programa de Saúde da Família”, destacou a deputada.

 

Para o presidente da Fenafar, a Frente conseguiu resgatar o diálogo com o Congresso Nacional para discutir temas importantes para a categoria. “Quando nós trazemos para o Congresso Nacional a nossa luta por um piso salarial, alguns acreditam que é apenas uma luta corporativa, mas na verdade queremos dar o devido valor à contribuição que esse nosso ofício tem para o desenvolvimento do nosso país e da saúde do povo brasileiro”, enfatizou Ronald Ferreira dos Santos.

 

Durante o ato, a deputada Alice destacou ainda a importância de trabalhar pela pauta da categoria, como a aprovação do piso salarial nacional, que tem como valor base o equivalente a 10 salários mínimos, a luta pela redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais, a inserção qualificada dos farmacêuticos no SUS, entre outras demandas.

 

O presidente do Conselho Federal de Farmácia aproveitou a oportunidade para destacar o trabalho realizado pela deputada Alice à frente do grupo. “Se houve um grande ganho para a sociedade e para os farmacêuticos, um avanço transformador dentro deste Congresso Nacional, foi a partir da criação da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica”, afirmou Walter Jorge João.

 

O Café da Manhã reuniu lideranças de sindicatos dos farmacêuticos de todo o país, vários diretores da Fenafar, conselheiros estaduais e federais de farmácia, 23 deputados e uma senadora e representantes do ministério da Saúde.

 

Entusiasmo e adesão

De acordo com o diretor do Sinfarmig e vice-presidente da Fenafar, Rilke Novato Públio, a retomada da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica aconteceu com muito entusiasmo e grande adesão dos parlamentares. “Durante a reunião das entidades farmacêuticas, capitaneada por Fenafar e com apoio do CFF, foi reafirmada a necessidade do fortalecimento da Frente tendo em vista a importância do tema, tanto para os parlamentares que frequentemente produzem e votam projetos de lei na área, quanto para a população brasileira em geral”, diz o farmacêutico.

 

O diretor do Sinfarmig destacou a presença de parlamentares como a deputada e farmacêutica Alice Portugal (PC do B da Bahia), presidente da Frente, o médico sanitarista e deputado por Minas Gerais, Adelmo Leão e da senadora, também farmacêutica, Vanessa Grazziotim (PC do B do Amazonas) no evento da Câmara. “São pessoas que possivelmente farão parte da coordenação da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica e a fortalecerão com sua atuação parlamentar vigorosa”, frisou Rilke.        
 

Com informações da Fenafar e da Assessoria de Comunicação da Dep. Alice Portugal
Publicado em 15/03/2015

Mais Artigos...