PROGRAMAÇÃO


BELO HORIZONTE - MG, 19 DE JUNHO DE 2015


Auditório do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Minas Gerais – Sinfarmig
Rua dos Tamoios, 462 - 12º andar – Centro – Belo Horizonte (MG)

 

 

9h – Boas vindas por parte das entidades organizadoras do Encontro e apresentação da metodologia do encontro

O encontro utilizará metodologia dinâmica, que possibilita a participação efetiva de todos, e que prevê desde a votação de propostas, inseridas em temas gerais, como a discussão e os encaminhamentos de ações que deem concretitude nos avanços necessários para a categoria dos farmacêuticos, os trabalhadores da saúde e a política de saúde.

 

 

9h15 – Apresentação do 8º Congresso da Fenafar e da 15ª Conferencia Nacional de Saúde

8º Congresso da Fenafar, Trabalho Farmacêutico para cuidar bem das pessoas.

Apresentar e debater a situação politica e econômica do país e o Estado da Arte das Teses Força da Fenafar, que reúnem a valorização do trabalho do farmacêutico e a defesa do interesse publico: Farmácia Estabelecimento de Saúde; Farmacêutico Profissional da Saúde (mercado de trabalho e formação) e medicamento como insumo essencial a garantia da saúde.

15ª Conferencia Nacional de Saúde, Saúde Publica de qualidade para cuidar bem das pessoas, Direito do povo brasileiro.

Apresentar os 5 objetivos da 15ª Conferencia Nacional de Saúde: Reafirmar os princípios do SUS, o dever do estado com a saúde consignado na Constiuição Federal; Mobilizar a sociedade sobre seu direito a saúde e as ameaças a esse direito; Ampliar as forças sociais e politicas que defendam o SUS; Avaliar a situação de saúde, elaborar propostas a partir das necessidades de saúde que impactem nos intrumentos de planejamento e Pactuar as Reformas Imprescindíveis do Estado Brasileiro.

 

 

9h45 - Eixos da 15ª Conferência Nacional de Saúde e o Diagnóstico das Oficinas dos 10 anos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica.

Apresentação do panorama geral das agendas e discussões em torno dos temas da Saúde, da Assistência Farmacêutica e do trabalho do farmacêutico, no setor público e privado, e o papel das entidades e dos farmacêuticos nas intervenções diárias pela valorização do trabalho e na defesa da saúde. Os temas da 15ª CNS e em destaque os que foram objetos de debates nas Oficinas da PNAF: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde;Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS e Reformas Democráticas e Populares do Estado;

 

 

10h15 – Intervalo e votação de propostas por tema

 

 

11h às 17h – Debate e definição de ações sobre as propostas mais votadas
Através das propostas mais votadas/tema será oportunizado o diálogo entre farmacêuticos, demais profissionais da saúde, gestores, prestadores e usuários sobre a importância do Direito a Saúde e o Dever do Estado, da Assistência Farmacêutica, que perpassa pela sua inserção na Estratégia da Família e no Programa Mais Especialidades, a aplicação da Lei 13021/14, a produção de medicamentos, a revisão dos modelos de gestão, os recursos financeiros para a saúde, a educação permanente, dentre outros.

 

 

12h às 13h – Intervalo para almoço

 

 

13h às 17h – Continuação do Debate e definição de ações sobre as propostas mais votadas

 

 

17h às 18h – Mesa redonda de debatedores - representações de entidades e/ou gestão e/ou prestadores de serviço e/ou universidades e/ou controle social e/ou parlamentares.
Após a apresentação do relato dos debates e definição de ações sobre as propostas mais votadas/tema, ocorridos anteriormente, os debatedores irão fazer suas intervenções sobre os assuntos conforme suas respectivas opiniões, abrindo o diálogo com todos os participantes.

 

 

18h às 19h – Apresentação e debates sobre o 8º Congresso Fenafar

Apresentação e debate do conteúdo do caderno de teses do 8º Congresso da Fenafar, que sera realizado de 6 a 8 de agosto de 2015, na cidade de Cuiabá/MT.

 

 

Inscrições e Informações: 
www.escoladosfarmaceuticos.org.br - Fone (11) 3259-1191 - Sinfarmig - (31)3212-1157

 

 

 

Campanha salarial 2015 de farmácia hospitalar

 undefined

Prezados Farmacêuticos Hospitalares,

 

Foi agendada para o dia 15 de maio, sexta-feira, às 15h, a primeira reunião de negociação coletiva entre Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Minas Gerais (Sinfarmig) e Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde de Minas Gerais (Sindhomg).

 

Estamos no momento mais importante da campanha salarial de Farmácia Hospitalar  e por isso conclamamos toda a categoria a participar conosco das reuniões de negociação.

 

A  participação de cada um é fundamental para avançarmos e garantirmos nossos direitos e conquistarmos uma Convenção Coletiva de Trabalho mais justa e digna. 
 

Fiquem atentos!
 


Reunião
Data: 15/05/15 (sexta-feira)
Horário: 15h
Local:
Rua Carangola, 225 - Sto Antônio, Belo Horizonte

 


 Atenciosamente,

 

Diretoria SINFARMIG
“Em defesa da saúde e da profissão farmacêutica"

em meio a crise economica sinfarmig resiste e evita perdas salarias - FARMACÊUTICOS DE FARMÁCIAS, DROGARIAS E DISTRIBUIDORAS TERÃO REAJUSTE DE 7,68% RETROATIVO A 1º DE MARÇO

 

 

O Sinfarmig informa aos colegas farmacêuticos que a  Convenção Coletiva de Trabalho – CCT 2015 para os profissionais do setor de farmácias, drogarias e distribuidoras de medicamentos foi acordada e assinada por ambos os sindicatos. Para legitimar o acordo, entramos em fase de transmissão e homologação junto ao Ministério do Trabalho e Emprego.



De acordo com a convenção, as eventuais diferenças salariais decorrentes da aplicação da presente Convenção Coletiva de Trabalho, relativas aos meses de março e abril de 2015 poderão ser pagas juntamente com a folha de pagamento do mês de maio, ou, a critério do empregador, poderão ser pagas em duas parcelas, da seguinte forma: a diferença do mês de março/2015 juntamente com a folha de maio e as relativas ao mês de abril juntamente com a folha de pagamento do mês de junho de 2015.

 

 

Vale ressaltar que mesmo com todas dificuldades enfrentadas na negociação, o piso salarial mineiro  representa o terceiro maior Piso Salarial do Brasil, mantendo anualmente seu poder aquisitivo frente à inflação dos períodos.

 

  

Veja na tabela abaixo como fica o Piso Salarial em 2015 para diferentes jornadas e a referência em hora normal e extraordinária.
  

44 horas semanais – R$ 3.711,38
40 horas semanais – R$ 3.373,99
30 horas semanais – R$ 2.530,49
20 horas semanais – R$1.686,99


Hora normal  -       R$ 16,87
Hora extra 50% -    R$ 25,30
Hora extra 100% -  R$ 33,74


 

 

O Sinfarmig orienta que caso a proposta de emprego  não esteja de acordo com o previsto na Convenção Coletiva de Trabalho, que os colegas façam denuncia para que possamos tomar as providências cabíveis junto ao Ministério Público do Trabalho, Conselho Regional de Farmácia, Vigilância Sanitária, Federação do Comércio – Fecomércio-MG e Sincofarma/MG. A Convenção Coletiva de Trabalho homologada pelo Ministério do Trabalho e Emprego tem força de “Lei” e deve ser cumprida em sua íntegra.

 

Informamos que as inscrições para o Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção do Uso Racional de Medicamentos serão postergadas para junho de 2015.

 

Fiquem atentos ao site www.saude.gov.br/comiteurm que conterá todas as informações necessárias!

 

 

Atenciosamente,

 

Secretaria Executiva do Comitê Nacional para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos

Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos

Ministério da Saúde

Brasília - DF

 

Tel: (61) 3315-7968 / 3315-6932

Site: www.saude.gov.br/comiteurm

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

undefined

Mais Artigos...