Programação do 7º Simpósio Nacional de Assistência Farmacêutica, 5º Encontro de Farmacêuticos no Controle Social da saúde e 8º Congresso da Fenafar

 

Trabalho Farmacêutico: para cuidar bem das pessoas!

 

Cuiabá-MT de 05 a 08 de Agosto de 2015

 

05 de agosto de 2015 (Quarta-feira)
Chegada a Cuiabá

 

14h às 22h – Credenciamento dos participantes

 

14h às 18h – Recebimentos e instalação dos Trabalhos Científicos.
 

 

06 de Agosto de 2015 (Quinta-feira)

 

08h às 12h – Credenciamento dos participantes

 

8h às 12h – Recebimento e instalação dos Trabalhos Científicos.

 

09h – Abertura dos Trabalhos – Boas Vindas
Apresentação do Relatório Nacional Sistematizado dos 19 Encontros Estaduais de Farmacêuticos Preparatórios para a 15ª CNS

 

10h às 12h – Cenário político e econômico nacional e internacional e suas interfaces com o papel do Trabalho no processo de desenvolvimento do Brasil.
Ementa: Apresentação sobe a realidade social e econômica do Brasil e do mundo, e sua interface para a construção de um país que tenha no trabalho sua centralidade para o desenvolvimento.
 

 

Palestrantes:
Rudá Ricci – Professor Doutor e Cientista Político da UFMG
Altamiro Borges – Centro Alternativo de Mídias - Barão de Itararé
Alice Portugal – Farmacêutica – Deputada Federal – PCdoB- BA(a confirmar)
Caetano – Farmacêutico - Deputado Federal – PT-BA (a confirmar)
Moderador: Rilke Novato Públio

 

12h às 13h – Almoço

 

13h10 às 16h – O Trabalho como Centro no processo de Formação Profissional

 

Ementa: Papel do Farmacêutico no Brasil do século XXI, as transformações no mundo do trabalho e os impactos na formação profissional do Farmacêutico, a reengenharia, a revolução tecnológica, as transições do século XXI (demográfica, epidemiológica, nutricional etc...) Como a formação, a educação farmacêutica podem agregar valor ao trabalho farmacêutico?
 

 

Palestrantes:
Paulo Arrais – Coordenador Nacional da ABEF – Associação Brasileira de Ensino Farmacêutico
Alexandre Medeiro – Diretor de Gestão da Educação em Saúde do Ministério da Saúde
Norberto Rech – Professor da UFSC – Ex-Presidente da Fenafar
Professora Doutora Magda Duarte Scherer - Professora adjunta III do Departamento de Saúde Coletiva e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UNB e pesquisadora - NESP/UnB.  
Moderadora: Silvana Nair Leite – Presidente da Escola Nacional dos Farmacêuticos e Diretora de Educação da Fenafar

 

18h30 às 21h – Abertura Institucional dos Eventos

 

21h – Coquetel
 

 

07 de Agosto de 2015 (Sexta-Feira)

 

08h30 às 11h – As organizações dos Trabalhadores e do povo brasileiro e seus desafios
Ementa: A contradição antagônica entre as forças do trabalho e do capital impõem obstáculos para as conquistas dos trabalhadores, restringindo direitos, limitando sua organização, é neste quadro que propomos discutir o papel dos sindicatos, sua representação e a importância de seu reconhecimento e fortalecimento constante por parte dos profissionais farmacêuticos para a obtenção de condições dignas de trabalho.
 

 

Palestrantes:
Adilson Araújo – Presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil
Wagner Freitas – Presidente da Central Única dos Trabalhadores – CUT(a confirmar)
Walter Jorge da Silva João – Presidente do Conselho Federal de Farmácia(a confirmar)
José Ribeiro – Representante OIT
Moderador: José Marcio Batista – Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Ceará

 

11h10h às 13h30 – Saúde: Direito ou mercadoria? Farmácia: Estabelecimento de Saúde ou comércio?
Ementa: centralidade do trabalho farmacêutico na garantia do acesso e da qualificação dos serviços de saúde e de assistência farmacêutica nos setores públicos e privados em todas as esferas de gestão, observando-se o cuidado ao paciente, tendo na farmácia um serviço de saúde a disposição da comunidade e referência no serviço de atenção básica à saúde.
 

 

Palestrantes:
Professor Francisco Funcia - professor livre-docente de economia na Universidade Municipal de São Caetano do Sul-USCS, Consultor da COFIN/CNS e da Fundação Getulio Vargas-FGV Projeto.  
Maria do Socorro de Souza  - Presidente do Conselho Nacional de Saúde
Ronald Ferreira dos Santos - Presidente da Fenafar
Marco Aurélio Pereira – Coordenador do Programa Farmácia Popular do Brasil – e Ex-Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de São Paulo.
Moderador: Alexandre Henrique Magalhães – Presidente do CRF-MT e Diretor Regional Centro-Oeste da Fenafar.

 

13h30 às 15h - Almoço

 

15h10 às 19h – Grupos de Trabalho

 

19h10 – Jantar

08 de Agosto de 2015 (Sábado)

 

08h30 às 17h –Apresentação dos Relatórios pelos Grupos e entrega da premiação dos

 

Trabalhos Científicos

 

12h às 13h – Intervalo para o Almoço

 

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

Encontro Estadual de Farmacêuticos, a ser realizado no próximo dia 19 de junho, na sede do Sinfarmig, vai colher ideias e soluções a serem encaminhadas à 15ª Conferência Nacional de Saúde

 

Está chegando a hora de nós, farmacêuticos mineiros, sentarmos para conversar sobre a saúde que nós queremos e precisamos fazer valer no Brasil. Depois de irmos às ruas e ao Congresso no ano passado e conseguirmos o avanço na legislação que está mudando os rumos da profissão em nosso estado e em nosso país, não vamos parar mais! É hora de aprofundarmos o debate sobre Assistência Farmacêutica e o futuro do Sistema Único de Saúde (SUS) tendo em vista a 15ª Conferência Nacional de Saúde. 

 

Depois do bem-sucedido encontro para avaliar os 10 anos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica, realizado em Belo Horizonte em setembro passado, os farmacêuticos mineiros estão convidados para continuar o debate e ampliá-lo. No Encontro a ser realizado no dia 19 de junho, no Sinfarmig, será apresentado um balanço do trabalho realizado nas oficinas da PNAF que aconteceram em todo o país.

 

Agora, os participantes do Encontro vão refinar a avaliação que fizeram com base nos indicadores mais apontados nas 15 oficinas realizadas em todo o Brasil. Por exemplo, vão confirmar ou repensar seus pontos de vista sobre as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades da Assistência Farmacêutica brasileira. Esta avaliação conclusiva sobre os questionamentos levantados pela PNAF é decisiva para que esforço realizado pelos profissionais da saúde de todo o país seja apresentado na 15ª Conferência e venha a produzir efeitos reais na assistência Farmacêutica.

 

Vamos juntos, colegas farmacêuticos, reafirmar o nosso propósito de sermos protagonistas e também beneficiários de uma saúde de qualidade para todos os brasileiros. Lembremos que se as ameaças às conquistas dos trabalhadores nos espreitam reduzindo direitos, esta é a hora de resistirmos defendendo a saúde pública como nunca.

 

No Encontro Estadual de Farmacêuticos, no dia 19, amos assistir a várias exposições de como está hoje o cenário brasileiro da política e da economia e como isso vai determinar nosso futuro no curto e médio prazo. Dentro desse clima de debate construtivo é que vamos analisar também os eixos temáticos da 15ª Conferência Nacional de Saúde que vão indicar as diretrizes para o SUS. Portanto, estará em debate o direito à saúde, assim como a garantia de acesso e atenção de qualidade, a participação social, a valorização do trabalho e da educação na saúde, o financiamento do SUS e a relação público-privado, entre outros pontos.   

 

Informamos que será oferecido almoço, lanche e certificado aos participantes. 

 

Então, estamos combinados. Até o dia 19 de junho e, antes, confira a programação!

 

ENCONTRO ESTADUAL DOS FARMACÊUTICOA - BELO HORIZONTE - 19 DE JUNHO DE 2015

Auditório do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Minas Gerais – Sinfarmig
Rua dos Tamoios, 462 - 12º andar – Centro – Belo Horizonte (MG)
 
 
9h – Boas vindas por parte das entidades organizadoras do Encontro e apresentação da metodologia do encontro
O encontro utilizará metodologia dinâmica, que possibilita a participação efetiva de todos, e que prevê desde a votação de propostas, inseridas em temas gerais, como a discussão e os encaminhamentos de ações que deem concretitude aos avanços necessários para a categoria dos farmacêuticos, os trabalhadores da saúde e a política de saúde.
 
 
9h15 – Apresentação do 8º Congresso da Fenafar e da 15ª Conferencia Nacional de Saúde
8º Congresso da Fenafar, Trabalho Farmacêutico para cuidar bem das pessoas.
Apresentar e debater a situação politica e econômica do país e o Estado da Arte das Teses Força da Fenafar, que reúnem a valorização do trabalho do farmacêutico e a defesa do interesse publico: Farmácia Estabelecimento de Saúde; Farmacêutico Profissional da Saúde (mercado de trabalho e formação) e medicamento como insumo essencial a garantia da saúde.


15ª Conferencia Nacional de Saúde, Saúde Publica de qualidade para cuidar bem das pessoas, Direito do povo brasileiro.
Apresentar os 05 objetivos da 15ª Conferencia Nacional de Saúde: Reafirmar os princípios do SUS, o dever do estado com a saúde consignado na Constituição Federal; Mobilizar a sociedade sobre seu direito à saúde e as ameaças a esse direito; Ampliar as forças sociais e políticas que defendam o SUS; Avaliar a situação de saúde, elaborar propostas a partir das necessidades de saúde que impactem nos instrumentos de planejamento e Pactuar as Reformas Imprescindíveis ao Estado Brasileiro.
 

9h45 - Eixos da 15ª Conferência Nacional de Saúde e o Diagnóstico das Oficinas dos 10 anos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica.
Apresentação do panorama geral das agendas e discussões em torno dos temas da Saúde, da Assistência Farmacêutica e do trabalho do farmacêutico, no setor público e privado, e o papel das entidades e dos farmacêuticos nas intervenções diárias pela valorização do trabalho e na defesa da saúde. Os temas da 15ª CNS e em destaque os que foram objetos de debates nas Oficinas da PNAF: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde;Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS e Reformas Democráticas e Populares do Estado;
 
 
10h15 – Intervalo e votação de propostas por tema
 
 
11h às 17h – Debate e definição de ações sobre as propostas mais votadas
Através das propostas mais votadas/tema será oportunizado o diálogo entre farmacêuticos, demais profissionais da saúde, gestores, prestadores e usuários sobre a importância do Direito a Saúde e o Dever do Estado, da Assistência Farmacêutica, que perpassa pela sua inserção na Estratégia da Família e no Programa Mais Especialidades, a aplicação da Lei 13021/14, a produção de medicamentos, a revisão dos modelos de gestão, os recursos financeiros para a saúde, a educação permanente, dentre outros.
 
 
12h às 13h – Intervalo para almoço
 
 
13h às 17h – Continuação do Debate e definição de ações sobre as propostas mais votadas
 
 
17h às 18h – Mesa redonda de debatedores - representações de entidades e/ou gestão e/ou prestadores de serviço e/ou universidades e/ou controle social e/ou parlamentares.
Após a apresentação do relato dos debates e definição de ações sobre as propostas mais votadas/tema, ocorridos anteriormente, os debatedores irão fazer suas intervenções sobre os assuntos conforme suas respectivas opiniões, abrindo o diálogo com todos os participantes.
 
 
18h às 19h – Apresentação e debates sobre o 8º Congresso Fenafar
Apresentação e debate do conteúdo do caderno de teses do 8º Congresso da Fenafar, que sera realizado de 6 a 8 de agosto de 2015, na cidade de Cuiabá/MT.
 
 
Inscrições e Informações:
www.escoladosfarmaceuticos.org.br - Fone (11) 3259-1191 - Sinfarmig - (31)3212-1157

Devido ao feriado de Corpus Christi nesta quinta-feira, 04 de junho, não haverá expediente na sexta-feira, 05.

 

Retornaremos às atividades na segunda-feira, dia 08 de junho.

 

Bom feriado a todos!

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou norma que trata do recolhimento de alimentos que possam causar riscos à saúde da população. A resolução define a forma como as empresas responsáveis pelos produtos deverão fazer a comunicação ao consumidor e à Anvisa.

 

Dados do Boletim Saúde e Segurança do Consumidor 2015, do Ministério da Saúde, mostram que em 2014 foram feitas 120 campanhas de recolhimento de produtos, das quais seis referentes a alimentos. No mesmo período, os Estados Unidos registraram 396 processos de recolhimento, 278 de alimentos.

 

Uma das inovações no recall de alimentos é que todas as empresas do setor deverão ter um plano disponível aos seus funcionários e à autoridade sanitária para o recolhimento do produto. A norma determina que elas façam o rastreamento de seus alimentos para garantir a retirada imediata do mercado quando necessário.

 

As empresas da cadeia produtiva deverão manter registros que identifiquem as origens dos produtos recebidos e os destinos dados a eles. Uma distribuidora de alimentos, por exemplo, terá que manter registros das empresas fornecedoras e das empresas para as quais vendeu, informou a Anvisa.

 

A resolução prevê que as empresas comuniquem imediatamente à agência e aos consumidores a identificação de qualquer problema que represente risco ou agravo à saúde do consumidor, bem como a necessidade de realização de recall. Caso o recolhimento não seja feito de forma voluntária, a Anvisa poderá determinar a retirada do mercado.

 

A norma aprovada entrará em vigor 180 dias após a publicação no Diário Oficial da União, prevista para ocorrer, segundo a agência, nos próximos dias.

 

Fonte: Agência Brasil

Mais Artigos...