O Sistema Único de Saúde (SUS) terá três novos medicamentos para o tratamento da hepatite viral C crônica. O uso do sofosbuvir, daclatasvir e simeprevir na rede pública está previsto em portaria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, do Ministério da Saúde, publicada na edição de hoje (23) do Diário Oficial da União.
Na semana passada, o ministério anunciou a previsão de incorporar os três medicamentos que aumentam as chances de cura e reduzem o tempo de tratamento. A adoção foi aprovada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS.
O Ministério da Saúde informou que o novo tratamento tem taxa de cura de 90%, enquanto o usado, atualmente, tem eficácia de cura que varia entre 50% e 70%. Outra vantagem apontada é a diminuição do tempo da terapia, das atuais 48 semanas para 12 semanas. Os medicamentos poderão ser usados por pacientes que acabaram de receber o diagnóstico de hepatite C e pelas pessoas que já completaram o tratamento atual, mas que não se curaram.
Os medicamentos serão adquiridos de maneira centralizada pelo ministério para distribuição aos estados. A previsão é que no primeiro ano de uso será adquirido o suficiente para o atendimento de 15 mil pacientes. A estimativa é que o valor da compra seja de R$ 500 milhões.
Fonte: Agência Brasil
23/06: ANVISA APROVA PRIMEIRO MEDICAMENTO RADIOFÁRMACO PRONTO PARA USO
A Anvisa concedeu o registro para o medicamento Radioglic® - Fludesoxiglicose (18F), fabricado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear/CDTN. Este é o primeiro medicamento da categoria de radiofármacos pronto para o uso registrado pela Anvisa desde a publicação da RDC n° 64/2009, norma que dispõe sobre o registro desses produtos. O registro foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (22/06).
O medicamento foi aprovado pela Anvisa na forma farmacêutica de solução injetável para administração intravenosa de fludesoxiglicose (18F), disponível em dez apresentações comerciais: frascos-ampola de até 15 mL, contendo atividades de 0,4 GBq ; 1 GBq; 2 GBq; 3 GBq; 5 GBq; 8 GBq; 13 GBq; 16 GBq; 19 GBq; 29 GBq, na data e hora da calibração.
Radioglic® está indicado para uso exclusivo em radiodiagnóstico nos serviços de medicina nuclear e destinado a exames de tomografia por emissão de pósitrons (PET e PET/CT), nas áreas de Oncologia, Cardiologia e Neurologia.
Fludesoxiglicose (18F) é um análogo radioativo da glicose, que se acumula em todas as células que utilizam glicose como fonte primária de energia. É o radiofármaco mais comumente utilizado para obtenção de imagens em PET.
A expectativa é de que sejam solicitados registros para todos os radiofármacos que estejam em comercialização no país. Assim, a Agência dará continuidade ao processo de regulamentação desta categoria de medicamentos, criando um cenário positivo para a entrada de novos produtos.
Fonte: Imprensa Anvisa
19/06: FARMACÊUTICOS MINEIROS INICIAM ENCONTRO NO SINFARMIG
Começou nesta manhã em Belo Horizonte o Encontro Estadual dos Farmacêuticos que visa colher contribuições dos profissionais para a 15ª Conferência Nacional de Saúde que será realizada no final do ano em Brasília. Assim como vem acontecendo em Encontros de Farmacêuticos propostos pela Federação Nacional dos Farmacêuticos, juntamente com os Sindicatos associados neste primeiro semestre, em Belo Horizonte os pontos de destaque levantados nas Oficinas dos 10 anos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica no ano passado vão orientar os debates ao longo do dia.
“Nesse momento vamos ver o que é prioritário discutir tendo visão do cenário (da saúde nacional como um todo)”, disse a presidente da Escola Nacional dos Farmacêuticos (Enafar), Silvana Nair Leite na abertura do Encontro. Segundo ela, o trabalho realizado nas oficinas da PNAF no ano passado, em 15 estados brasileiros, de identificar forças, fraquezas, ameaças e oportunidades da PNAF, agora deve ser formatado em propostas a serem defendidas nas etapas que antecedem a 15ª Conferência Nacional de Saúde, assim como nesta última.
“Essas propostas, inseridas na Conferência Nacional, devem dar materialidade de enfrentamento da realidade por meio das políticas de saúde”, completou a farmacêutica.
A presidente da Enafar lembrou que os farmacêuticos devem continuar unidos, fortalecidos para enfrentar os desafios que terão pela frente. Silvana Leite disse que a Lei 13021 – Farmácia Estabelecimento de Saúde – em vigor desde o ano passado, deve continuar a ser defendida para que seja incorporada aos serviços de saúde e não virar letra morta. “Somos nós (farmacêuticos) que defendemos a Lei 13021, tem outros setores que não defendem”, alertou, prevendo que esses mesmos setores podem trabalhar pela derrubada da Lei.

O diretor de Medicamentos Básicos do Estado de Minas Gerais, farmacêutico Nivaldo Souza, disse que o Encontro de Farmacêuticos deve servir para que os profissionais discutam qual é seu papel no Sistema Único de Saúde (SUS). “Existe uma lacuna no Sistema que os farmacêuticos devem preencher e que está relacionada ao nosso conhecimento (específico) sobre os medicamentos assim como médicos fazem diagnósticos e enfermeiros se encarregam de cuidados, por exemplo”. Conforme Nivaldo, falta aos farmacêuticos aplicarem esse conhecimento na prática.
Sindicatos parceiros do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Minas Gerais também marcam presença como o Sindicato dos Trabalhadores de Saúde de Minas Gerais, Sind-Saúde. Para a diretora Berenice de Freitas Diniz, todo trabalhador deve contribuir para a Conferência Nacional de Saúde: “Como a Assistência Farmacêutica está prevista no SUS é importante que os farmacêuticos consolidem e apliquem os avanços dessa área e lutem pelo SUS de qualidade”.
Rilke Novato Públio, diretor do Sinfarmig, disse que o Encontro dos Farmacêuticos mineiros é oportuno. “Há uma sequência de eventos, a Oficina da PNAF em setembro, com forte participação do controle social e o Encontro agora, que nos permitem avaliar com mais precisão as propostas destacadas pela sociedade para a Assistência Farmacêutica e que estarão sendo debatidos na 15ª Conferência”, apontou.
A diretora do Sinfarmig, Júnia Lelis fez a palestra de conjuntura para os participantes. Ela destacou os 19 Encontros de Farmacêuticos que estão sendo realizados no país: eles são estratégicos, ocorrem antes e durante as etapas distritais, municipais e estaduais da 15ª Conferência Nacional de Saúde. “Tudo tem como foco a Conferência”, ressaltou, lembrando que as oficinas da PNAF tiveram saldo positivo e forte presença do controle social, insistindo ainda que é preciso ampliar a discussão da Assistência Farmacêutica no setor privado. A diretora falou sobre os oito eixos da Conferência Nacional de Saúde e relacionou cada com a conjuntura política e social brasileira, especialmente com as ameaças e oportunidades que rondam cada um daqueles pressupostos.
Júnia destacou ainda as campanhas e congressos realizados pela Fenafar que fortalecem a luta dos farmacêuticos há 40 anos. Ela lembrou das campanhas pelas 30 horas de trabalho para o farmacêutico e a que defende o fim da violência contra as mulheres e os direitos da mulher farmacêutica. “A agenda da Fenafar continua dinâmica e atualizada com o Congresso da entidade que será realizado entre 06 e 08 de agosto em Cuiabá”, sublinhou.
18/06: SINFARMIG ENVIA OFÍCIOS ÀS PREFEITURAS DE BANDEIRA, JORDÂNIA, PALMA E PEDRA DO INDAIÁ ALERTANDO SOBRE OS BAIXOS SALÁRIOS DE FARMACÊUTICOS
O Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Minas Gerais (Sinfarmig) enviou ofícios, nesta quinta-feira, 18/06, para diversas prefeituras notificando os respectivos prefeitos sobre os baixos salários previstos em concursos de farmacêuticos. Os ofícios foram enviados aos prefeitos das cidades de Bandeira, Jordânia, Palma e Pedra do Indaiá.
Além de informar aos prefeitos que o Sinfarmig monitora os salários pagos pelas administrações municipais aos farmacêuticos, os ofícios também tem o objetivo de esclarecer os gestores de que os salários anunciados são insuficientes para a remuneração de um profissional especializado.
Prefeitura de Santo Antônio do Aventureiro sinaliza reajuste
No final do mês passado, o prefeito de Santo Antônio do Aventureiro, Amaury de Sá Ferreira, respondeu ao comunicado do Sindicato. Segundo o ofício assinado pelo prefeito, a Prefeitura está impossibilitada de reajustar os vencimentos de seus servidores sem que antes seja feito um estudo de impacto financeiro com relação ao limite de gastos com pessoal.
De acordo com o ofício, esse estudo e a reformulação do plano de cargos, carreiras e vencimentos serão providenciados ainda no mandato atual.
Portanto, Farmacêuticos de Santo Antônio do Aventureiro, a palavra do prefeito foi dada. Acompanhem, cobrem e nos informem sobre esse compromisso feito. Desta forma, vamos lutando para sensibilizar os gestores a estabelecerem vencimentos dignos para os farmacêuticos!