A empresa Abbott Laboratórios do Brasil Ltda emitiu comunicado de recolhimento voluntário onde consta que as apresentações de 2mg e 4mg retard do medicamento Akineton tiveram as bulas trocadas entre si.

Com a confirmação do desvio, a Anvisa determinou a suspensão dos lotes 1006257 (Val 03/08/2018), 1006305 (Val 15/08/2018), 1006596 (Val 15/08/2018), 1006597 (Val 01/09/2018) e 1006674 ( Val 01/09/2018) do medicamento Akineton 2 mg (cloridrato de biperideno) 80 comprimidos.

Também foram suspensos os lotes 1006180 (Val 25/07/2018) e 1006304 (Val 25/07/2018) do medicamento Akineton 4 mg Retard (cloridrato de biperideno), 30 comprimidos revestidos.

Com a decisão da Agência, a empresa deve promover o recolhimento do estoque existente no mercado.

A medida tomada pela Anvisa está na Resolução 2.442/2015 publicada nesta segunda-feira (31/8) no Diário Oficial da União (DOU).

Fonte: Imprensa Anvisa

O produto está suspenso por não possuir registro, cadastro ou notificação na Anvisa.

A empresa que fabricava o Selkit, a Selolac Indústria e Comércio Artefatos Plásticos Ltda,  atuava no mercado sem Autorização de Funcionamento na Agência.

A Anvisa determinou que a empresa deve promover o recolhimento do estoque existente no mercado.

A medida tomada pela Anvisa está na Resolução 2.441/2015 publicada nesta segunda-feira (31/8) no Diário Oficial da União (DOU).

Fonte: Imprensa Anvisa

O Uso Racional de Medicamentos foi debatido pelos odontólogos mineiros reunidos na sexta-feira, 28/08 no auditório do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG). O Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Minas Gerais (Sinfarmig) foi convidado a participar e esteve representado pelo diretor Sebastião Fortunato de Faria Filho.

 

Segundo o presidente do CRO-MG, Luciano Elói Santos, o Fórum foi criado com a intenção de prestar esclarecimentos aos odontólogos sobre a prescrição, especialmente de antiinflamatórios, antibióticos e analgésicos. “Procuramos com isso dar mais segurança e conforto para profissionais e pacientes, destacou o presidente”. Conforme Luciano, a utilização de novas terapêuticas pelos odontólogos, como aplicação de ácido ialurônico e toxina botulínica, também está exigindo mais atualização dos profissionais.      

O diretor do Sinfarmig, farmacêutico Sebastião Fortunato fala aos odontólogos

 

 

O diretor do Sinfarmig destacou para os odontólogos que o uso racional do medicamento é complexo. “Porque o medicamento envolve vários atores: o prescritor, o dispensador e quem vai fazer uso dele”, exemplificou Sebastião Fortunato.  O farmacêutico ressaltou a importância do evento para assegurar o uso racional de medicamentos de modo mais amplo na sociedade.    

Na sexta-feira, 28 de agosto, foi comemorado o Dia Nacional da Vigilância Sanitária em evento realizado na Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais que teve como tema “Proteção e promoção da saúde da população expressas por meio das ações de vigilância sanitária”.

 

Cerca de 100 pessoas estiveram presentes, entre eles servidores da vigilância sanitária de várias cidades do interior do Estado, animados pela perspectiva de mais valorização profissional. “A retenção dos profissionais passa pela valorização da profissão, com mais capacitação e criação de planos de cargos e salários”, avaliou o superintendente da Vigilância Sanitária de Minas Gerais, Rilke Novato Públio. Ele contou que atualmente o Conselho Nacional de Saúde (CNS) realiza debates sobre a carreira dos vigilantes sanitários.

 

 

Conforme o superintendente, ainda é freqüente se ou vir dizer que a vigilância sanitária cria dificuldades para o estabelecimento de negócios no país, o que ele considera um grande equívoco. “Defendemos que os serviços estejam no mercado com qualidade. A vigilância sanitária é indutora do desenvolvimento quando estabelece normas de garantia de serviços para a sociedade permitindo que a economia avance”, frisou.   

 

O Dia Nacional da Vigilância Sanitária foi instituído em janeiro deste ano pela Lei 13098.

Mais Artigos...