Sinfarmig estará presente juntamente com farmacêuticos aprovados que defendem as nomeações o fim dos contratos precários na PBH   

 

A Comissão de Administração Pública da Câmara Municipal de Belo Horizonte vai realizar audiência pública pra discutir o cronograma para nomeação dos aprovados no Concurso Público Edital 02/2011, às 13h30 do dia 30 de setembro. Em 2014, o concurso teve a validade prorrogada por dois anos. A audiência foi marcada a partir de requerimento que pedia informações sobre o assunto, de autoria dos vereadores Adriano Ventura e Pedro Patrus.

 

Da mesma forma como vem monitorando o andamento do concurso e pedindo providências para a nomeação dos farmacêuticos aprovados há mais de dois anos, o Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Minas Gerais (Sinfarmig) estará presente na Audiência Pública.

 

Reiteramos que os farmacêuticos podem contar com o apoio do Sindicato em mais esta etapa da luta para por fim aos contratos temporários que impedem a nomeação dos colegas aprovados no Concurso da PBH.

 

Vamos lembrar que a audiência pública é aberta a todos os cidadãos e será muito importante que os farmacêuticos aprovados marquem presença na Câmara. O momento é o mais indicado para que os gestores sejam pressionados a fazerem as nomeações dos concursados.       

 

Luta pelas nomeações já dura mais de dois anos

 

Desde 2013 que o Sinfarmig vem atuando junto com os farmacêuticos aprovados no concurso da Prefeitura de Belo Horizonte realizado em 2012.  Desde então, foram realizadas reuniões na sede do no Sindicato para que os colegas fossem ouvidos e para que fossem tomadas providências.

 

Assim, foram enviados ofícios à Promotoria de Defesa da Saúde do Ministério Público e ao Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte, com cópia para a Comissão da Gestão da Força de Trabalho, alertando sobre a não-contratação dos profissionais aprovados.

 

Por meio de ofício, também o Secretário Municipal de Saúde foi notificado pelo Sinfarmig, que explicacou a situação dos farmacêuticos classificados no último concurso público da PBH (Edital 02/2011). Enfatizamos para o gestor que eles não foram nomeados porque a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte vem mantendo contratos precários em vez de convocar os farmacêuticos concursados.

 

No último dia 1º de julho, o Sinfarmig participou da Plenária de Trabalhadores do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte quando falamos pessoalmente com o Secretário e o informamos sobre a falta de profissionais farmacêuticos para atender a grande demanda de atividades inerentes à profissão. Informamos que o problema é notório e tem sido objeto de debates frequentes no Conselho Municipal de Saúde.

 

Naquela oportunidade, insistimos, diretamente com o gestor, que a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte vem mantendo os contratos precários o que gera enorme insatisfação e a frustração dos profissionais, que aguardam na expectativa de serem convocados.

 

Por fim solicitamos uma vez mais ao Secretário, providências com a máxima urgência no sentido de que fossem feitas convocações dentro da vigência do concurso. Até o momento não houve resposta da Secretaria Municipal de Saúde que deverá se pronunciar sobre o assunto durante a Audiência Pública do dia 30/09.  

Anvisa publica nota sobre substância que combateria câncer. Confira abaixo:    

 

“Nos últimos dias, tem circulado nas redes sociais e em outros veículos de comunicação a informação sobre uma substância chamada Fosfoetanolamina. Tal substância teria sido desenvolvida por um cientista da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos com resultados favoráveis no combate ao câncer.

 

A Anvisa esclarece que não recebeu qualquer pedido de avaliação para registro desta substância, tampouco pedido de pesquisa clínica, que é a avaliação com pacientes humanos. Isto significa que não há nenhuma avaliação de segurança e eficácia da Fosfoetanolamina, realizada com o rigor necessário para a sua validação como medicamento.

 

A Agência só avalia pesquisas clínicas ou requerimentos de registro de medicamentos e demais produtos se houver solicitação do interessado. Ou seja, a Agência não realiza análises sem motivação objetiva. A Anvisa é uma agência de regulação, não uma desenvolvedora de pesquisas e medicamentos. Este papel cabe aos laboratórios farmacêuticos oficiais e privados.

 

Até o momento, não há qualquer pedido ou solicitação de anuência em pesquisa clínica para Fosfoetanolamina junto à Anvisa. Também não há requerimento para avaliação de projetos contendo essa substância em programas assistenciais como uso compassivo e acesso expandido, ou seja, para acesso a produtos em fase de pesquisa. Tampouco existe pedido de registro para este produto, já que para isso um pré-requisito é a própria Pesquisa Clínica.
Compete à Anvisa a avaliação de ensaios clínicos com a finalidade de registro de medicamentos no País, desde que haja a solicitação do interessado. Nesses casos, a Agência avalia aspectos de qualidade do medicamento de acordo com as regras estabelecidas pela resolução RDC 09/2015.

 

A aprovação de pesquisa com seres humanos também depende dos órgãos de avaliação dos aspectos éticos: Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos (CEP) e Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). Esta etapa é fundamental para a segurança dos participantes de pesquisas clínicas.

 

A ausência de avaliação por parte de uma dessas instâncias pode comprometer tanto a confiabilidade dos dados produzidos em uma pesquisa quanto à segurança dos participantes de pesquisa.

 

A venda ou distribuição de qualquer medicamento sem registro, fora do contexto de uma pesquisa clínica aprovada ou fora de qualquer outro programa de acesso à medicamentos experimentais é uma prática irregular segundo os princípios de segurança adotados pelas principais agências reguladoras de medicamentos do mundo.“



No dia 26/08/2015, o portal G1 publicou entrevista com o professor da USP, Gilberto Orivaldo Chierice, que diz acreditar que conseguiu desenvolver uma substância que pode curar o câncer.

 

Confira a matéria em:
http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2015/08/pesquisador-acredita-que-substancia-desenvolvida-na-usp-cura-o-cancer.html

O Congresso Nacional promulgou hoje (15) duas emendas constitucionais (ECs). A EC 90/15 inclui o transporte na lista de direitos sociais do cidadão previstos no Artigo 6º da Constituição, ao lado de educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, lazer, segurança, Previdência Social, proteção à maternidade e à infância e assistência aos desamparados.

 

Na prática, segundo a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), autora da proposta de emenda à Constituição que resultou na emenda (PEC 90/11), a mudança no texto da Constituição abre caminho, por exemplo, para a proposição de outras leis para destinação de recursos ao setor de transportes, como ocorre em outras áreas.

 

“Saúde e educação, por exemplo, têm recursos vinculados orçamentariamente. Com isso, a União, os municípios e estados não podem deixar de destinar um percentual específico em lei para essas áreas. No caso do transporte, reconhecido como direito social pela Constituição, pode acontecer o mesmo, já que o novo texto gera um direito que o Estado é obrigado a atender, por meio de uma política pública que o assegure a todos os cidadãos”, ressaltou a deputada.

 

O presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), destacou a importância das manifestações de junho de 2013, que tiveram como uma das principais reivindicações a melhoria na área de transporte.

 

A outra emenda constitucional promungada hoje é a 89/15, conhecida como PEC da Irrigação. O texto prorroga por 15 anos o prazo de aplicação de percentuais mínimos dos recursos dos fundos constitucionais para irrigação. Pela proposta aprovada, 20% dos recursos da irrigação serão destinados à Região Centro-Oeste e 50% irão para o Região Nordeste preferencialmente para o Semiárido.

 

O senador Walter Pinheiro (PT-BA), relator da PEC 78/13, que originou a emenda, lembrou que a aprovação da matéria atende a uma das demandas apresentadas pelos governadores das regiões beneficiadas.

 

“A PEC 78 é uma peça muito importante, pois, contribui para a redução de desigualdades sociais e regionais, já que a irrigação viabiliza, além da agricultura – especialmente a familiar –, a segurança alimentar e a geração de renda, contribuindo ainda para a fixação do homem no campo,” destacou Pinheiro.

 

As duas emendas entram em vigor imediatamente após a publicação no Diário do Congresso, o que deve ocorrer amanhã (16).



Fonte: Agência Brasil – repórter Karine Melo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária realizará, no próximo dia 1º de outubro, a apresentação e treinamento do National Drug Control System (NDS). O sistema será utilizado nacionalmente para  emissão de autorizações de importação e exportação de substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial, descritas na Portaria SVS/MS 344/98.

 

O NDS é um sistema informatizado desenvolvido pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) para otimizar a emissão de autorizações e ampliar a efetividade das ações de vigilância sanitária destes produtos. Com ele, todas as etapas de análise dos processos de autorizações de importação e exportação serão feitas de forma eletrônica, promovendo uma maior agilidade nas análises.

 

O evento é voltado exclusivamente para os estabelecimentos que realizam atividades de importação e exportação de entorpecentes, psicotrópicos e precursores (listas A1, A2, A3, B1, B2, C3, D1, F1, F2, F3 e F4, e das plantas da lista E do anexo I da Portaria SVS/MS 344/98 e de suas atualizações). A apresentação não abrangerá as etapas relacionadas ao sistema Siscomex, mas apenas as atividades que ocorrem previamente ao tratamento administrativo neste sistema.

 

As vagas serão limitadas a 230 participantes, conforme a ordem cronológica de recebimento das inscrições. Serão aceitos até dois representantes por CNPJ do estabelecimento. É relevante o treinamento de, ao menos, um representante que atue diretamente na elaboração das petições de autorização e importação e exportação desses produtos.

 

Caso o número de inscritos ultrapasse o limite de vagas, será dada prioridade para os estabelecimentos que realizam importação e exportação destes produtos atualmente.

 

Novos treinamentos ocorrerão em datas futuras e serão divulgados pela Agência.

 

As empresas interessadas em participar devem realizar a inscrição através do link:
http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=22643  

Caso a inscrição não seja aceita, um e-mail com a informação será enviado para o endereço eletrônico informado no formulário de inscrição.

 

Serviço:
O que: Apresentação e Treinamento do Sistema NDS (National Drug Control System)
Quando: 01.10.2015
Horário: 08h30 às 18h00
Local: Auditório da Anvisa, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) trecho 5 área especial nº. 57 – Brasília/DF.

Fonte: Imprensa Anvisa

Mais Artigos...