A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Agência de Produtos Farmacêuticos e Equipamentos Médicos do Japão (PMDA) firmaram um Memorando de Entendimento para a condução de trabalhos técnicos relacionados à farmacopeia. O documento foi assinado pelo Diretor-Presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, durante o II Seminário Brasil – Japão sobre regulação de produtos farmacêuticos e dispositivos médicos. O evento ocorreu nos dias 10 e 11 de setembro, em Tóquio. A parceria irá ampliar a troca de experiências, em especial nas metodologias de análise de produtos médicos e medicamentos biológicos.

 

No evento, Jarbas Barbosa destacou o trabalho da Anvisa na revisão de seus processos de trabalho, de forma a otimizá-los. Segundo ele, a Agência está dando ênfase à redução dos tempos regulatórios, ampliação da transparência e foco em ações relacionadas a produtos de maior risco, objetivando o acesso mais rápido da população a produtos seguros e eficazes.

 

Durante o Seminário, representantes das duas nações compartilharam conhecimentos sobre regulação e fornecimento de produtos e serviços médicos eficientes e de alta qualidade, além de informações sobre sistemas sustentáveis para os setores de produtos farmacêuticos e de equipamentos. A discussão sobre mecanismo de troca de relatórios de inspeções de Boas Práticas de Fabricação para medicamentos e dispositivos médicos, o aumento da eficiência do processo de análise de registro e a regulação em terapias avançadas também foram temas discutidos.

 

O evento foi promovido pela Anvisa em conjunto com a  PMDA, a Japan External Trade Organization (Jetro), a Associação Brasileira de Indústrias de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontólogicos e de Laboratórios (Abimo) e  a Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde (Abimed).

 

Fonte: Imprensa Anvisa

 

A presidente do CNS, Maria do Socorro Souza e o Ministro da Saúde, Arthur Chioro / Divulgação: CNS

 

O Conselho Nacional de Saúde aprovou o texto de uma carta aberta contrária à possível mudança do comando no Ministério da Saúde, como parte de uma reforma ministerial e da estrutura do governo federal.

 

Segundo o documento, divulgado no início da noite desta quarta-feira (23.09),  o CNS é favorável à manutenção de Arthur Chioro  à frente da pasta por ser um histórico defensor do Sistema Único de Saúde (SUS) e ter construído uma carreira impecável como sanitarista e gestor público.

 

Veja abaixo a íntegra do texto:

 

O SUS não é de nenhum governo, é do povo brasileiro

 

O Conselho Nacional de Saúde, órgão superior de controle social do SUS – Sistema Único de Saúde vem a público manifestar profunda preocupação com possíveis mudanças na direção do Ministério da Saúde.

 

Consideramos inaceitável que o SUS seja usado como objeto de barganha política, por ser a maior e mais importante política pública em curso no Brasil. Trata-se de um patrimônio e uma conquista de décadas de luta do povo brasileiro.

 

O ministro Arthur Chioro, militante histórico do SUS, sanitarista e gestor público de profundo compromisso social, é liderança técnica e política inconteste, além de defensor intransigente dos princípios constitucionais do SUS – e conta com nosso amplo e integral apoio.

 

Frente às diversas ameaças por que passa esse patrimônio popular, não aceitaremos qualquer recuo nos princípios da universalidade, integralidade, igualdade, equidade e participação social.

 

Não abriremos mão da defesa destes princípios, e de seu caráter público e gratuito, nem aceitaremos qualquer desrespeito ao controle social. Os Conselhos e a 15ª Conferência Nacional de Saúde são as instâncias que definirão as diretrizes e propostas para o SUS dos próximos anos.

 

Compreendemos as dificuldades do momento político e repudiamos toda e qualquer ameaça golpista, venha de onde vier. E também não nos calaremos frente a quaisquer ameaças às conquistas sociais, especialmente no campo da saúde.

 

Nem um passo atrás.

 

O SUS é um direito de todos e um dever do Estado, não uma mercadoria. Mantê-lo íntegro, universal e gratuito é uma missão da democracia brasileira.

 

Dessa luta, nunca abriremos mão.

 

Mesa Diretora do Conselho Nacional de Saúde,

A Anvisa determinou a suspensão do medicamento MENTELMIN (mebendazol), 100 mg, comprimido, da empresa Theodoro F. Sobral & Cia Ltda.

 

A empresa, que já havia solicitado à Anvisa o cancelamento da apresentação do medicamento em junho de 2013, informou à Agência o recolhimento voluntário dos lotes que ainda estão no mercado.

 

O medicamento é indicado para o tratamento de verminoses em adultos e crianças.

 

A determinação está na Resolução 2.673/2015 publicada nesta quarta-feira, 23, no Diário Oficial da União (DOU).

 

Fonte: Imprensa Anvisa

A empresa EMS Sigma Pharma comunicou recolhimento voluntário do lote 688317 do Venforin (cloridrato de venlafaxina), 150mg, com validade até outubro de 2016. O medicamento é indicado para o tratamento da depressão, incluindo ansiedade associada, prevenção de recaídas e recorrência da doença.

 

O lote citado contém em sua embalagem blisters do medicamento Itraspor (itraconazol) 100 mg. O produto é indicado no tratamento de infecções fúngicas.

 

Com a confirmação da troca das embalagens, a Anvisa determinou a suspensão da  distribuição, comércio e uso do produto.

 

A empresa deve promover o recolhimento do estoque existente no mercado.

 

A medida está na Resolução 2.672/2015 publicada nesta quarta-feira (23/9) no Diário Oficial da União (DOU).



Fonte: Imprensa Anvisa

Mais Artigos...