O Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Minas Gerais (Sinfarmig) manifesta seu pesar pelo falecimento do farmacêutico professor Lauro Mello Vieira, ocorrido no último sábado (10/10).


O professor Lauro foi presidente do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF-MG) e também professor dos cursos de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

 

O professor Lauro (esq.) com o diretor Rilke Públio na Festa do Farmacêutico deste ano

 

Em janeiro deste ano, como sempre fazia, o professor prestigiou o Sinfarmig com sua presença na comemoração pelo Dia do Farmacêutico.

 

À família, prestamos nossos votos de profundo sentimento e ao professor Lauro, agradecemos as lições de profissionalismo e amizade.

Um pouco da trajetória profissional do professor Lauro

 

Lauro Mello Vieira graduou-se pela UFMG e obteve título de mestre em Biologia (Imunologia) pela Universidade Estadual de Campinas (1976) e doutorado em Programa de Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002).

 

Atualmente aposentado, era professor associado IV do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Farmácia da UFMG, sendo seu diretor (2008-2012). Possuía vasta experiência na área de imunologia com ênfase em imunoquímica de proteínas tendo atuado ainda, na área de hematologia nos seguintes temas: Tromboses venosas e arteriais, marcadores de hipercoagulabilidade, mutações predisponentes a eventos trombóticos, anticoagulação natural, DHEG e hipercoagulabilidade em pacientes portadores de diabetes mellitus tipo 2.

 

Especialista em Administração de Sistemas Educacionais, foi coordenador do Curso de Aperfeiçoamento em Análises Clínicas do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade Farmácia da UFMG.

 

Foi professor adjunto, na Escola de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto, nas disciplinas de Hematologia Clínica, Imunologia Clínica. Foi também chefe do departamento de Análises Clínicas, com atividades na área de extensão e  de atendimento laboratorial ao SUS.

 

Com mais de quarenta artigos técnicos publicados em revista nacionais e internacionais, é autor do Atlas de Citologia Hematológica. 2006(VIEIRA, L. M. ; CARVALHO, M. G. ; CARVALHO, R. P. ; ALMEIDA, C. S. . Infoblood 2)–  dos livros : Farmácias e Farmacêuticos, Boticas e Boticários na literatura brasileira  e O ensino na Faculdade de Farmácia da UFMG: Apontamentos históricos - 1911-2011

 

Pela sua competência técnica, ética e compromisso no trabalho desenvolvido, foi várias vezes homenageado sendo agraciado em 2011 com a Medalha da Inconfidência Mineira, e em 2010 com a Medalha Escola de Farmácia de Ouro Preto, Escola de Farmácia de Ouro Preto – UFOP, Mérito Farmacêutico, Faculdade de Farmácia e Bioquímica de Juiz de Fora – UFJF, em 2004, e recebeu a  Comenda do Mérito Farmacêutico pelo  Conselho Federal de Farmácia, em 2000.

 

Entre as homenagens recebidas, destacam-se o Prêmio Hotsoft, Sociedade Brasileira deAnálises Clínicas,o Prêmio SBAC, Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, o Prêmio Congresso Mineiro de Cardiologia, Sociedade Mineira de Cardiologia, Prêmio Bayer Diagnóstica, Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) e o premio Homenagem Especial do Conselho Regional de FarmáciaMG e do SINFARMIG, Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais.

 

Lauro dedicou o seu trabalho à categoria Farmacêutica além da Academia, atuando nas lutas em defesa da profissão quando diretor do Conselho Regional de Farmácia, onde foi presidente por três mandatos e também presidente do Congresso de Farmácia e Bioquímica do Estado de Minas Gerais até a 9º edição.

A Prefeitura de Mateus Leme publicou edital de abertura do concurso público n.º 01/2015. Há uma vaga para farmacêutico, mas a expectativa é que mais profissionais sejam nomeados em virtude da demanda da prefeitura, conforme apurou a imprensa do Sinfarmig.

 

As inscrições começam em janeiro de 2016, a partir das 09h do dia 18 (segunda-feira) e serão encerradas às 23h59 do dia 17 de fevereiro de 2016 (quarta-feira). As inscrições poderão ser feitas somente pela internet no site da empresa contratada para aplicar as provas.

 

A vaga oferecida para farmacêutico prevê carga horária de 12 horas semanais e remuneração de R$ 32,60 por hora trabalhada. A taxa de inscrição é de R$ 39,00. A consulta ao edital completo e a inscrição poderão ser feitas no endereço da empresa organizadora do concurso:
http://www.exameconsultores.com.br/v2/site/_index.php…

 

Os candidatos com dificuldade de acesso à internet, terão disponibilizado atendimento presencial na Sede da Prefeitura de Mateus Leme, situada à Rua Pereira Guimarães, nº 8, Centro, no horário de 8h às 17h, exceto sábados, domingos e feriados.

A Prefeitura de Mateus Leme publicou edital de abertura do concurso público n.º 01/2015. Há uma vaga para farmacêutico, mas a expectativa é que mais profissionais sejam nomeados em virtude da demanda da prefeitura, conforme apurou a imprensa do Sinfarmig.   

 

As inscrições começam em janeiro de 2016, a partir das 09h do dia 18 (segunda-feira) e serão encerradas às 23h59 do dia 17 de fevereiro de 2016 (quarta-feira). As inscrições poderão ser feitas somente pela internet no site da empresa contratada para aplicar as provas.

 

A vaga oferecida para farmacêutico prevê carga horária de 12 horas semanais e remuneração de R$ 32,60 por hora trabalhada. A taxa de inscrição é de R$ 39,00. A consulta ao edital completo e a inscrição poderão ser feitas no endereço da empresa organizadora do concurso: http://www.exameconsultores.com.br/v2/site/_index.php?p=concurso_detalhes&tipo=1&id=307   

 

Os candidatos com dificuldade de acesso à internet, terão disponibilizado atendimento presencial na Sede da Prefeitura de Mateus Leme, situada à Rua Pereira Guimarães, nº 8, Centro, no horário de 8h às 17h, exceto sábados, domingos e feriados.

Uma em cada dez mulheres pode desenvolver câncer de mama. O alerta do chefe da unidade de oncologia do Hospital Universitário de Brasília (HUB), Marcos Santos, é para que as mulheres façam o autoexame periodicamente e, caso encontrem algum nódulo, procurem um médico o mais rápido possível. Quanto mais rápido o diagnóstico é feito, maior é a chances de cura e menor pode ser a intervenção cirúrgica.

 

Entre 2010 e 2014 o governo federal repassou R$ 3,3 bilhões a hospitais do SUS para o tratamento de câncer. Entre 2010 e 2014 o governo federal repassou R$ 3,3 bilhões a hospitais do SUS para o tratamento de câncer “O câncer de mama é o segundo mais frequente no Brasil. O câncer de próstata em homens é mais frequente, mas tem uma importância clínica menor que o de mama, porque o melhor tratamento [da próstata] pode ser não fazer nada”, compara. “No câncer de mama não existe essa alternativa”, diz.

 

A mamografia está entre os exames mais importantes para diagnosticar o câncer de mama, uma doença que somente neste ano deve atingir 57.120 novas mulheres, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

 

Não à toa, a mamografia recebeu investimentos robustos do governo federal nos últimos quatro anos. Entre 2010 e 2014, foram repassados R$ 3,3 bilhões a hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) que tratam de diversos canceres - entre eles o de mama, com a incidência mais agressiva entre as mulheres.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, os recursos dos últimos quatro anos foram 45% maiores que o de mesmo período anterior. O resultado se refletiu no aumento expressivo de mamografias realizadas em mulheres de 50 a 69 anos, a faixa etária que registra o maior número de casos de câncer de mama. Em 2010, o SUS realizou cerca de 1,55 milhão de mamografias. No ano passado, esse número saltou para pouco mais de 2,5 milhões – um crescimento de 61,9%.

 

A mamografia é essencial para o tratamento da doença na mama. O oncologista do HUB afirma que mulheres a partir dos 50 anos devem fazer a mamografia a cada dois anos. “O grande segredo do câncer de mama é o diagnóstico precoce”, sugere.

 

O SUS ampliou também o volume de exames de pouco mais de 3 milhões, em 2010, para 4,3 milhões, em 2014. O exame pode e deve ser feito por mulheres de todas as idades, de acordo Santos. “Quanto mais jovens uma mulher desenvolver o câncer de mama, muito provavelmente maior é agressividade do tumor”, alerta.

 

A quantidade de cirurgias oncológicas também aumentou, passando de 251,2 mil, em 2010, para 291 mil no ano passado, o que representa um crescimento de 5,8% A cirurgia, contudo, não significa a retirada completa da mama, procedimento chamado de mastectomia. “Se a gente tiver um tratamento adjuvante de quimio e radioterapia efetivo, é possível diminuir o tamanho da cirurgia”, observa o oncologista do hospital da Universidade de Brasília (UnB).

 

A rede pública ampliou ainda o número de quimioterapias nos últimos quatro anos, etapa decisiva para a regressão de cânceres. Foram realizados 29,7% a mais deste tipo de procedimento no mesmo período, saindo de cerca de 2,2 milhões para quase 2,85 milhões. O mesmo ocorreu com as radioterapias, outra fase importante do tratamento ao câncer, que saltaram de 8,3 milhões, em 2010, para 10,5 milhões em 2014, após aumento de ampliação de 25,8%.

 


Fonte: Vermelho

 

Publicado em 13/09/2015

Mais Artigos...