No dia 24 de outubro, próximo sábado, será realizado o Fórum Mineiro de Artrite Reumatóide. O evento comemora o Dia Mundial de Conscientização sobre Artrite Reumatóide transcorrido em 12 de outubro e tem o apoio do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Minas Gerais .

 

 
A Programação inclui os seguintes tópicos:

 

Cenário das doenças reumáticas no Estado de Minas Gerais

 

Tudo que você precisa saber sobre artrite reumatóide

 

Um novo olhar sobre o lúpus eritematoso sistêmico

 

Como ser um paciente ativo e responsável

 

Direitos do paciente reumático

 

Aspectos sociais das doenças reumáticas

 

Assistência Farmacêutica à Farmácia de Minas

 

Projeto Leishmania – medicamentos com menores efeitos colaterais IGEM UFMG

 

O Evento é aberto à participação de pacientes, familiares, sociedade civil, estudantes e profissionais de saúde. Será fornecido certificado.

 

O Fórum Mineiro de Artrite Reumatóide será realizado no Auditório do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-MG) no dia 24 de outubro entre 09h e 17h. O Coren-MG fica na Rua da Bahia, 916/2º andar – Centro- BH  

 

A participação é gratuita mediante inscrição prévia no site do evento.

 

Telefones: (31) 8858-7485 ou (31) 9519-4281 comAdriana Carajá
       

O Diário Oficial da União desta sexta-feira (16) publicou a nomeação de Fernando Mendes Garcia Neto para o cargo de diretor da Anvisa. Com isso, Fernando – que exercia o cargo de Diretor Adjunto da Diretoria de Regulação Sanitária (Direg) na Agência – passa a ocupar a vaga deixada pelo ex-diretor Jaime Oliveira. O mandado durará até 31 de março de 2017.

 

Fernando Mendes também atuou como Diretor Adjunto da Diretoria de Coordenação e Articulação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (DSNVS) da Agência.

 

A Anvisa é dirigida por uma diretoria colegiada composta por cinco integrantes. Por lei, os mandatos têm duração de três anos, podendo haver uma recondução. Dentre os cinco, um é designado por decreto presidencial para exercer o posto de diretor-presidente. As decisões são tomadas em sistema de colegiado, por maioria simples.

 

Fonte: Imprensa Anvisa

Joaquim Levy arrisca investida contra sonegadores

 


Fazenda divulga lista de grandes caloteiros e quer fortalecer cobrança. Dívida Ativa soma 1,5 trilhão

 

Por André Barrocal — Carta Capital -  19/10/2015
 

 

Os impostos, contribuições à Previdência e taxas em geral que o governo considera de recebimento indiscutível mas os devedores transformaram em disputas judiciais somam hoje incríveis 1,5 trilhão de reais. É quase o mesmo valor do orçamento federal proposto para 2016. Pressionado a achar fontes de receita para bancar o ajuste fiscal, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, resolveu mexer no vespeiro.

 

Na terça-feira 13, o site do Ministério da Fazenda divulgou uma tabela com a lista dos 500 maiores devedores do País, uma decisão constrangedora para os citados, composto praticamente só de empresas. Este grupo de inscritos na chamada Dívida Ativa da União deve 392 bilhões de reais.

 

Leia a matéria completa e confira a lista de sonegadores no site da revista Carta Capital

 

SINFARMIG GARANTE REAJUSTE ACIMA DO INPC


 

 

Diretora do Sinfarmig, Júnia Lelis e diretor do SindLab, Humberto Tibúrcio, assinam CCT de Análises Clínicas

 

Hoje, sexta-feira, 16 de outubro, foi realizada a última reunião de negociação coletiva entre Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Minas Gerais (SNFARMIG) e Sindicato dos Laboratórios de Patologia, Pesquisa e Análises Clínicas de Minas Gerais (SINDLAB).
 

 

 

 

 

 Confira algumas novidades:
 

 

REAJUSTAMENTO SALARIAL
As empresas reajustarão, na data de 01.05.2015, os salários dos Farmacêuticos pela aplicação do percentual de 8,47% correspondente à variação acumulada do IPCA do IBGE, relativo às perdas salariais verificadas no período de 01.05.2014 a 30.04.2015. Vale ressaltar que a data-base da categoria é 1º de maio e o reajuste será retroativo a esta data.

 

 

As diferenças salariais retroativas decorrentes da aplicação do índice previsto serão quitadas em duas parcelas, respectivamente nas folhas de pagamento de outubro e novembro de 2015.
 

 

VALE-REFEIÇÃO
As empresas concederão, mensalmente, a todos empregados Farmacêuticos, 22 (vinte e dois) “tickets” de refeições ou vale alimentação, no valor unitário equivalente a R$15,00 (quinze reais) para os profissionais que laboram na cidade de Belo Horizonte e de R$12,00 (doze reais) para os profissionais que laboram nas cidades do interior do Estado de Minas Gerais.
 

 

Foram mantidas as cláusulas sobre:
 

 

DIREÇÃO TÉCNICA OU RESPONSABILIDADE TÉCNICA - Quando houver mais de um profissional Farmacêutico vinculado aos quadros das respectivas empresas, fica assegurado ao profissional que exercer a RT - Responsabilidade Técnica junto ao Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais, o pagamento mensal de um adicional correspondente a 10% (dez por cento) sobre o salário-base percebido, independentemente do recebimento de quaisquer gratificações de chefia.

 

HORAS EXTRAS - As horas extras serão remuneradas com acréscimo de 75% (setenta e cinco por cento) sobre o valor da hora normal.
 

 

As horas trabalhadas aos domingos e feriados serão remuneradas com acréscimo de 100% (cem por cento), sobre o valor da hora normal.

 

ADICIONAL NOTURNO E MAJORAÇÃO - O trabalho realizado no período noturno será remunerado com um adicional de 50% (cinquenta por cento) incidente sobre o valor da hora normal, considerando o horário noturno de 22:00 horas às 06:00 horas da manhã seguinte e havendo prorrogação será aplicada as disposições da súmula n. 60/TST.
 

 

FALTAS JUSTIFICADAS - Os Farmacêuticos terão abonadas suas faltas em número de até 05 (cinco) dias úteis por ano, para participar de congressos, reuniões, simpósios e encontros técnicos, inclusa nesses dias a capacitação técnica de interesse do empregador, desde que pré-avisado o empregador com antecedência mínima de 30 (trinta) dias e comprovado o comparecimento com atestado de presença no evento ou certificado.

Mais Artigos...