SINDICATO DOS FARMACÊUTICOS DE MINAS GERAIS 40 ANOS DE LUTA

Notícias

SINDICATO DOS FARMACÊUTICOS DE MINAS GERAIS  40 ANOS DE LUTA

  

O Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig completa neste 25 de maio de 2021, 40 anos da sua fundação

 

Criado em 1981 a partir de um movimento de colegas Farmacêuticos e farmacêuticas  que viram a necessidade da fundação da entidade sindical para representação legal e legítima da categoria farmacêutica em Minas Gerais, a exemplo de outros estados do País e também para somar forças as entidades existentes à época como o Conselho Regional de Farmácia e a Associação Farmacêutica de Minas Gerais.

 

Fundada no início da última década do período ditatorial, o Sinfarmig é criado com a firme missão de defender os interesses da categoria farmacêutica no campo do trabalho mas também, com a forte vocação para defesa da assistência farmacêutica enquanto política pública de qualidade e acessível à toda população brasileira, da defesa da saúde pública  e sempre na luta por uma sociedade mais justa e igualitária.

 

O Sinfarmig, entidade de base estadual, representa toda a categoria em Minas Gerais, em todas as suas atividades laborais. É filiado à Federação Nacional dos Farmacêuticos – Fenafar e à Central Única dos Trabalhadores -CUT

 

Nestas quatro décadas de existência, o binômio resistência e luta tem sido a tradução mais fiel da trajetória do Sinfarmig.

 

A defesa da nossa profissão e da categoria frente ameaças que, volta e meia, se apresentam, seja na forma de projetos de lei ou tentativas de retrocessos nas negociações trabalhistas, marcaram e ainda marcam essa caminhada.

 

Ao longo destes 40 anos, não foram poucas as tentativas de desmonte da organização sindical em nosso País. Mais recentemente, a Reforma Trabalhista  aprovada em nosso País, retirou a principal e, em muitos casos, única fonte de receita das entidades sindicais, inviabilizando a existência destas entidades.

 

Não satisfeitos, a proposta neoliberal de desmonte dos sindicatos foi acompanhada da redução dos direitos trabalhistas existentes e conquistados com muita luta há muito tempo. Assim, a sanha neoliberal ataca as entidades sindicais e  avança contra condições dignas nas relações trabalhistas.

 

Aplica-se a  política de desmonte geral na qual  o mercado regule a vida do trabalhador e trabalhadora, retirando direitos, flexibilizando toda e qualquer forma de trabalho, caminhando para a chamada “uberização” do mercado de trabalho onde impera a precarização, a exploração aviltante e retrocessos nas relações do trabalho.

 

Atualmente o Sinfarmig encontra-se em situação de extrema fragilidade. Para não “fechar as portas” foi preciso reduzir o horário de funcionamento a 04 horas diárias, rescindir contratos com os funcionários e advogados, cortar telefone, mantendo somente um funcionário que, com muito despreendimento faz de tudo para que a entidade resista. Graças ao apoio financeiro através de ajudas/doações, feitas por algumas/uns colegas  farmacêuticas/os  simpatizantes e solidárias/os, a entidade vem sobrevivendo para fazer frente às despesas ordinárias mensais com  condomínio, luz, internet e o salário ao único funcionário.  Neste momento, a filiação dos/as colegas farmacêuticos/as torna-se imprescindível e urgente à sobrevivência do Sinfarmig.

 A retomada de um Sinfarmig forte só será possível com a participação da categoria farmacêutica mineira.

 Entendemos que  justamente nestes momentos de crises, mais que nunca, é  preciso buscar forças para superarmos todas adversidades. Algumas batalhas foram perdidas temporariamente mas, com resistência e luta iremos ganhar essa “guerra” por condições de trabalho e remuneração dignas. 

 

Faça contato, críticas, dê sugestões para fazermos do Sinfarmig uma entidade fortalecida e estruturada para enfrentar e superar todos os desafios postos e os que virão. Filie-se ao sindicato.

 

VIDA LONGA AO SINFARMIG!!

 

                               Diretoria do Sinfarmig