24/05: Sinfarmig participa de seminário sobre SUS preparatório para 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva

Sem Categoria

 

 

 

 

 

Com o objetivo de discutir as ameaças aos direitos e à democracia e as conseqüências para o Sistema Único de Saúde – SUS começa nesta quinta-feira, 24/05, o seminário preparatório “Fortalecendo o SUS e o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária – SNVS” em Belo Horizonte no auditório da Escola de Saúde Pública, rua Augusto de Lima nº2061 – Barro Preto, Belo Horizonte.

Os integrantes do Grupo Temático Vigilância Sanitária – GT VISA da Associação Brasileira de Saúde Coletiva - Abrasco realizam o evento que antecede o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e conta com a participação do Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais - Sinfarmig.

As coordenadoras do GT VISA, Ana Cristina Souto (professora do Instituto de Saúde Coletiva / UFBA) e Gênova Carvalho (Sanitarista da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia) assinam a apresentação do seminário e afirmam que “Nestes últimos anos a sociedade brasileira sofreu inúmeras perdas e ameaças, devido aos retrocessos políticos que produziram e continuam gerando perdas relacionadas aos direitos, às liberdades e à democracia que conquistamos a partir do processo de redemocratização do país. Para elas, essas conquistas estão sendo atacadas violenta e cotidianamente com forte propósito econômico de restringir direitos, em especial os direitos sociais. 

“Isto aparece nas interferências feitas na ANVISA, visando flexibilização da regulação sanitária sobre os produtos de interesse das grandes corporações econômicas e do agronegócio. Nesta conjuntura de profundo retrocesso, onde 14% da população retornaram à situação de profunda miséria, a saúde pública está sendo atingida profundamente. O SUS passa a ser atacado com grande voracidade pelos looby das empresas do mercado dos planos de saúde, inclusive das grandes líderes do mercado americano. Estes interesses foram claramente explicitados em Seminário realizado recentemente, onde propuseram um novo sistema de saúde para o Brasil, claramente visando destruir o SUS e carrear expressiva parcela do financiamento público para as empresas privadas de saúde. O Sistema Único de Saúde está sob ataque cerrado e sua defesa inclui a indispensável reafirmação de seu caráter público e universal e de suas ações de defesa e proteção da saúde coletiva”.

O Congresso é um modo de resistir e compreender a situação em que se encontra o país além de promover a identificação de estratégias de resistências.  A Abrasco propõe enfrentar o cenário por meio dos debates e sinalização de estratégias para superar a conjuntura, em particular no campo da saúde. 

 

PROGRAMAÇÃO

Seminário Fortalecendo o SUS e o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária

 

Local: Auditório da Escola de Saúde Pública – Rua Augusto de Lima nº 2061 – Barro Preto - Belo Horizonte

 

Dia 24 de maio – quinta-feira

• Manhã

9h - Abertura com Ana Souto e Gênova Carvalho (Coordenação GTVISA – Abrasco)

9h30 às 11h - “SUS e SNVS: conquistas ameaçadas e golpe em execução. E agora, o que fazer?”

Expositores:

Nilton Pereira Junior (Diretoria da Abrasco)

Bruno Pedralva (presidente do Conselho Municipal de Saúde – Belo Horizonte)

Debatedor: Rilke Novato (Vigilância Sanitária – Secretaria Estadual de Saúde MG)

11h às 12h30 – Debate

• Tarde

14h às 15h30 - “Golpe na democracia: consequência no SUS e no SNVS”

Coordenadora: Gênova Carvalho (GTVISA – Abrasco)

Expositor:

Geraldo Luchese (GTVISA – Abrasco)

15h30 às 17h  – debate

 

Dia 25 de maio – sexta-feira

• Manhã

9h às 11h - “Direitos conquistados, direitos perdidos: implicações na saúde e na vigilância sanitária”

Coordenadora: Ana Cristina Souto

Expositora: Maria Tereza Dias (Faculdade de Direito UFMG)

Debatedora: Ediná Alves Costa

• Tarde

14h às 17h – Continuação do debate e síntese para elaboração do documento final.

 

 

Fonte: Abrasco

Publicada em 24/05/18