21/05: Assistência farmacêutica em transportadoras é tema de reunião entre entidades na manhã desta segunda

Notícias

 

 

 

A jornada de trabalho dos farmacêuticos de transportadoras que está gerando questionamento por parte das entidades patronais foi o tema principal da reunião que aconteceu na manhã desta segunda-feira, 21/05, entre o diretor do Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig e Superintendente da Vigilância Sanitária Estadual, Rilke Novato Públio e a diretoria do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais – CRF/MG. 

A nova Resolução da SES/MG, 5815/2017 sobre a atividade do farmacêutico em transportadoras prevista pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) exige assistência profissional qualificada para a verificação e os controles necessários dos medicamentos. 

Este segmento tem demonstrado grande importância e vem se destacando pelo crescimento. Prova disso é que a presença do farmacêutico como responsável técnico tornou-se obrigatória. O profissional  é habilitado nos quadros das empresas que realizam o transporte terrestre, ferroviário, aéreo e fluvial de medicamentos e insumos farmacêuticos. 

Para Rilke Novato trata-se de uma conquista para os profissionais já que o setor de transportes é uma parte da cadeia produtiva de produtos farmacêuticos. “É uma função de grande importância porque garante a qualidade e a integridade dos medicamentos”, afirmou. 

O Sinfarmig está em plena campanha salarial com o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais – SETCEMG e vem insistindo sobre a importância da existência de uma Convenção Coletiva de Trabalho - CCT para os farmacêuticos que atuam no segmento. No dia 16/05, o Sinfarmig foi informado que as negociações estão suspensas até que se resolvam os impasses das transportadoras com o CRF/MG.

Na reunião desta segunda, o Conselho aprovou encaminhamento se comprometendo a realizar um fórum sobre o tema, além de cartilhas e capacitações abordando  os requisitos mínimos de qualidade para o transporte de medicamentos. Foto:CRFMG

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig/Informações CRFMG

Publicada em 21/05/18