30/01: Sinfarmig divulga nota sobre matéria do Programa Fantástico a respeito de medicamentos genéricos

Notícias

 

 

 

Sobre a matéria veiculada no Programa Fantástico da rede Globo no último domingo, 29/01/17, a respeito de medicamentos genéricos o Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig em conformidade com seus princípios e diante do seu compromisso com a sociedade brasileira vem a público compartilhar importantes observações.

 

1) A matéria veio justamente na semana em que a Organização Mundial do Comércio conseguiu após quase 20 anos, aprovar importante alteração (emenda) ao texto do Acordo Sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual ( Acordo Trips). Esta alteração obtida no dia 23 de Janeiro de 2017 possibilita a importação de medicamentos genéricos pelos países que não conseguem produzir os seus próprios genéricos ou que possuem tecnologias limitadas.

2) Para o Brasil, esta mudança representa queda nos custos de remédios e abertura de mercados para a produção nacional de genéricos. Dezenas de países no mundo não possuem capacidade tecnológica para produzir medicamentos genéricos. Esta mudança é uma batalha diplomática e comercial desde os anos 1990, ou seja, desde a lei dos genéricos no país. 

3) Os grandes fabricantes internacionais acirraram ainda mais suas campanhas difamatórias contra os genéricos e fazem isso de forma indireta, por meio de matérias supostamente de cunho jornalístico, mas que escondem interesses reais. Essas estratégias de marketing são sistemáticas, maquiavélicas e bem produzidas nos programas jornalísticos a fim de comover a população e obter respostas positivas e imediatas às essas ações que visam manipular o mercado. 

4) A política de medicamentos genéricos é adotada fortemente nos países sedes das multinacionais fabricantes de medicamentos de marcas, reduzindo significativamente os custos da população e do estado com medicamentos. Isto faz com que estas indústrias se voltem para outros mercados com o intuito claro de recuperar e aumentar seus lucros. 

5) A matéria veiculada no Programa Fantástico não adotou critérios jornalísticos ultrapassando seu propósito de informar e adotando o objetivo de recuperar e aumentar os lucros com medicamentos de marca desqualificando os medicamentos genéricos.  Trata-se de um conteúdo informativo de pouca qualidade já que gera dúvidas na população, reduzindo o crédito das pessoas em relação à eficácia dos medicamentos trazendo assim um clima de instabilidade e insegurança à saúde pública. Na opinião do Sinfarmig a referida matéria que certamente foi alvo de grande audiência acabou prestando um desserviço à saúde pública do país. 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicada em 30/01/17