25/04: Sinfarmig envia ofício à Itatiaiuçu solicitando correção em edital que exclui farmacêutico generalista

Notícias

 

 

 

Assim que tomou conhecimento da publicação do edital de abertura de Concurso Público 01/2018, o Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig encaminhou ofício à Prefeitura de Itatiaiuçu solicitando somente a correção da nomenclatura usada para o cargo ofertado. 

É que a partir de 2002, com a Resolução nº 02 do CNE/CES, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia, adotou-se o termo farmacêutico generalista ou apenas farmacêutico para todas as atividades realizadas por este profissional independentemente do segmento de atuação. 

Esta determinação vale ainda para as atividades em análises clínicas (laboratórios), que até então eram exercidas pelo farmacêutico bioquímico. Desde a alteração do MEC, a nomenclatura farmacêutico generalista ou farmacêutico vem sendo adotada para registro no Conselho Regional de Farmácia e é o que consta no diploma expedido pelo órgão oficial.

A finalidade do ofício, segundo o Sinfarmig, é esclarecer que se o Edital não for alterado, o profissional que colou grau após a mudança instituída pelo MEC, cujo diploma e registro no CRF consta a atual  terminologia farmacêutico generalista ou farmacêutico ficará impedido de participar do concurso mesmo estando apto legal e tecnicamente a fazê-lo. A entidade sindical aguarda a correção para que toda a categoria possa se inscrever no processo seletivo. Os salários oferecidos para farmacêuticos são de R$ 3.834,50 para 20 horas/semanais e R$ 4.445,25 para jornada de 40 horas/semanais em regime 12X36. As inscrições estão abertas até o dia 27/04/18. 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

 Publicado em 25/04/18